15/10/2024
Sistema RH Ágil

  

No dia 19 de setembro, a psicóloga organizacional Giovana Souza proferiu palestra sobre RH Ágil. Uma oportunidade que o Sindimetal Sudoeste e o Sistema FIEP disponibilizaram para empresas industriais da região. O presidente do Sindimetal Sudoeste, Valter Trojan diz que o conteúdo foi importante no sentido de dinamizar os processos numa área tão crítica vivida pelas empresas. “Há, sim, um esforço continuado para retenção de talentos e contratação de novas pessoas, algo comum no meio industrial.”

Existem diferenças entre o RH Tradicional e o RH Ágil. No tradicional o recrutamento ocorre apenas quando há demanda de vagas; em treinamento as potencialidades do colaborador são parcialmente aproveitadas; há uma visão limitada quanto a projeção de carreira e as tarefas administrativas são manuais, exigindo muito tempo com burocracia. Já pelo RH Ágil o recrutamento é continuo, com formação de banco de talentos; em treinamento há a oferta continuada de aprendizado aos colaboradores em diferentes áreas, independente do cargo ou função; na projeção de carreira o colaborador tem a oportunidade de atuar em frentes diferentes e soluções inovadoras que podem lhe render perspectivas e na gestão burocrática há a automatização, com menos tempo operacional em tais trâmites e mais atenção na gestão das pessoas, o que vem se tornando, cada vez mais, fundamental.

Os participantes puderam perceber que o RH Ágil cria redes colaborativas ao contrário de hierarquias engessadas; há transparência na comunicação; mais adaptabilidade, menos regras; ações inspiradoras e comprometidas como exemplo, inspirando pessoas; mais estímulos internos motivando o time e engajamento no lugar da obrigação.

Créditos: Assessoria Imprensa