O presidente do Sistema FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Edson Vasconcelos esteve na tarde do dia 10 de abril visitando a Casa da Indústria. Na oportunidade realizou reunião com o presidente do Sindimetal Sudoeste, Valter Trojan e os dirigentes do Sindicato Valdir Petrycoski, Valdei Sgarbosa e Evandro Néri; com o representante do Sistema FIEP, Olcimar Tramontini e o gestor do Sistema FIEP, Alexandre Cavalheiro.
Vasconcelos evidenciou as conjunturas econômica e política expressando preocupação com os desafios que as taxações internacionais poderão trazer ao Segmento Industrial. “Se não vender aos Estados Unidos a China poderá direcionar foco a outros mercados com alta competitividade.” No entendimento dele a médio prazo o presidente Trump busca gerar atratividade de indústrias para seu país, especialmente em segmentos considerados estratégicos.
O presidente manifesta preocupação com a reforma fiscal. “Sempre me preocupei e me manifestei temerosamente. A indústria tende, sim, a ter elevações, salvo alguns setores ligados a cesta básica e pagará também pela significativa elevação nos custos dos serviços.”
Ele evidenciou a importância da formação de lideranças alinhadas às necessidades dos empreendedores. “Realizamos cursos de formação de lideranças empresariais para secretários municipais e devemos seguir este tipo de ação tal sua importância para evolução social e econômica do país.” Ele evidencia que prefeitos e secretários devem fazer as contas financeiras e simulações pós-reforma fiscal. “Alguns municípios enfrentarão dificuldades financeiras enormes, vinculadas, especialmente, aos seus planos de previdência.”
No Sistema Fiep disse estar priorizando ações administrativas que enxuguem e redefinam as atividades meio e, em compensação, passem a dar maior valorização a profissionais e organizações que atendem na ponta, ou seja, o industrial. “Entendemos que os valores ficaram defasados e estamos adotando medidas para reter bons talentos, com conhecimento e experiência que façam diferença na vida de quem empreende.”
O presidente manifestou preocupação e estimular o avanço da automação com mais cursos e programas, bem como deverá realizar bianualmente uma Feira de Automação, permitindo aos empresários e representantes das indústrias um acesso mais próximo ao que é ofertado de tecnologias e soluções para avanços em competitividade.
Na oportunidade o presidente do Sindimetal, Valter Trojan e a Executiva, Eloisa Kaminski apresentaram as ações da entidade que estão se refletindo num avanço em mais de 200% no quadro social. “Estamos buscando ações inovadoras para tornar o Sindimetal Sudoeste cada vez mais presente e atrativo na vida do industrial do Setor”, complementou Valter Trojan que também entregou ofício com itens prioritários para quem empreende no Setor Industrial da região.
O presidente da FIEP participará do Fórum Regional da Indústria, em Pato Branco.
Créditos: Assessoria Imprensa