O Sindimetal Sudoeste esteve presente no 1º Simpósio de Metalmecânica realizado nas dependências do Sesi/Senai, em Dois Vizinhos. Estiveram envolvidos na iniciativa a Equipe Inova da Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos, ACEDV, com o apoio de profissionais do SESI.
Segundo Bárbara Michelli Bosa Viganó, diretora de Indústria da ACEDV o objetivo do encontro foi analisar os cenários da indústria e ver formas de estimular a atividade empreendedora no Setor. Houve palestra com o gestor do Sebrae Emerson Cechin, sobre tendências do Segmento Industrial e ainda um talk show com empresários que falaram sobre a forma de condução de suas empresas.
Bárbara explica que entre os assuntos levantados esteve a criação de incentivos para que os jovens do ensino médio se interessem mais pela atuação na Indústria e a necessidade de esforços para evolução das empresas, geralmente defasadas, evoluírem para a gestão 4.0.
No encontro ficou escancarado que o básico é pouco atendido. Exemplo é o acesso ao Parque Industrial Araldi que, inclusive, teve dois acidentes com mortes. “Enquanto DER e município discutem atribuições e responsabilidades empresários e trabalhadores ficam desamparados”, o que precisa evoluir.
Um problema comum em Dois Vizinhos e na região é a falta de infraestrutura de parques industriais e carências e oscilações no abastecimento de energia elétrica. “Muitas vezes uma expansão de rede demanda mais de um ano, o que é demais.”
Segundo o presidente do Sindimetal Sudoeste, Valter Trojan, presente no evento “os municípios devem rever formas de estimular o surgimento de novas indústrias, com apoio em infraestrutura para a geração de empregos.” Para ele a Reforma Tributária que vem por aí estimulará as indústrias irem para grandes centros consumidores ou locais onde adquirem matéria prima mais barata, o que impactará demasiadamente na migração de indústrias pelo país. “Se os municípios não repensarem a forma de relação com o meio industrial correm riscos de perceberem a evasão que já está ocorrendo em muitos lugares. Empresas indo para o Nordeste e até mesmo para o Paraguai.”
Trojan parabeniza os organizadores do Seminário pelo levantamento de temas relevantes e comuns no desafio cotidiano dos industriais do Sudoeste do Paraná.
Créditos: Assessoria Imprensa